quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Um repelente social

                                    



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                     UM REPELENTE SOCIAL

A comunicação é um conduto tão inerente a nós, tão necessário e natural que é difícil entendermos como alguém conseguiria existir sem se comunicar. Isso é tão real que em diversos momentos falamos conosco mesmo.

Mas devemos prestar atenção em algumas formas de comunicação que podem se tornar verdadeiros repelentes sociais. Vamos lá!

A fala, como um processo social, une as pessoas. Mas um psicólogo belga chamado Bernard Rimé decidiu estudar a maneira como as pessoas se comunicam e descobriu que a maioria das pessoas se sentiam impelidas a falarem a respeito de suas emoções negativas e que, quanto mais intensas eram essas emoções, mais elas eram lembradas e, consequentemente contadas. Exceto experiências em que as pessoas se sentiam muito expostas e com vergonha de contar.

Parece óbvio o que lemos acima, mas Bernard Rimé entendeu, a partir da sua pesquisa que, comunicar repetidamente uma experiência negativa, acaba afastando as pessoas do nosso convívio. Vejam só que ironia!

O que o pesquisador sinalizou é que não significa que falar sobre contextos difíceis ou desafiadores afastam todos de nós, mas que pode transformar uma experiência útil em uma negativa. E o que entendemos disso?

É que todos nós temos um limite para a quantidade de desabafos que conseguimos ouvir. E isso tem relação até quando falamos de pessoas que amamos.

O legal de toda essa pesquisa é que nos dá um mote para entendermos o quão importante é sabermos que o nosso organismo tem um limite e que precisa ser respeitado. Quantas vezes ouvimos algumas pessoas dizerem: “Não aguento mais ouvir aquele colega que vira e mexe fala a mesma coisa sempre”. É seu corpo te induzindo a respeitar os seus limites.

E ainda têm aquelas pessoas que falam e não permitem uma interação. Querem falar o tempo todo. Monologamente. Relacionamentos se fortalecem por meio da reciprocidade. Vivenciar monólogos será um desastre e desgastará a relação.

Um estudo feito com adolescentes teve um resultado doloroso: os que são propensos a lamentações são mais solitários, socialmente excluídos e rejeitados, são mais alvo de fofocas e boatos dos colegas e podem até sofrer ameaças de violência. Infelizmente isso também se aplica para adultos.

(Na próxima conversa psicanalítica continuaremos o assunto).

 

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

terça-feira, 29 de outubro de 2024

Escritora Aline Lourenço lança livro infantil durante "Prêmio Latinidade Espanha - Brasil"

      Escritora Aline Lourenço lança livro infantil durante "Prêmio Latinidade Espanha - Brasil"


No dia 27 de outubro de 2024, a escritora Aline Lourenço lançou seu livro infantil "Os cabelos de Gabrieli".





O livro narra a história de Gabrieli, que é uma menina que não tem referência de cabelos com cachos. Na escola, acha que todos riem de seus cabelos. Até que um dia resolve usar um pó mágico no creme e seus cabelos ficam, a cada dia, diferentes. Quando sente falta de seus cachos. E agora, como Gabrieli voltará a ter os seus cabelos novamente?


Assessora de imprensa:
Aline Melo
Email:Produtoradefilmeslatinidade@gmail.com
+5521997404366 (whatsapp)

Ex-moradora de Senador Camará, Aline Lourenço, é a prova viva de que a educação realiza sonhos

     Ex-moradora de Senador Camará, Aline Lourenço, é a prova viva de que a educação realiza sonhos




Aline Lourenço é uma ex-moradora da Rua Carnaúba de Senador Camará, desde os seus 9 anos. Estudou pelas escolas do bairro: Sampaio Corrêa, Presidente Médici, Thomé de Souza e Daltro Santos. Sua infância foi presenteada com livros doados por vizinhos. Já era adepta a leitura, desde muito nova, quando sua família ainda vivia em Santa Catarina, lugar onde morou de 1 a 8 anos de idade. De lá, trouxe o sonho de ver um texto seu num jornal.


Na adolescência, Aline curtia muito os bailes no Bangu Atlético e Casino. Assim como as outras festividades locais que se prolongam a Vila Aliança.


Terminado o ensino médio, continuou os estudos fazendo curso profissionalizante dentro da Vila Aliança, para conseguir o primeiro emprego. Matriculou-se num pré-vestibular e foi aprovada para fazer faculdade de Letras na Faculdades Integradas Simonsen. O sonho de ter um texto seu num jornal foi ficando cada vez mais escondido, ao se deparar com colegas que escreviam de forma totalmente qualificada e que a deixava insegura para publicar. Logo, o que escreveu durante a faculdade manteve-se guardado.


Em 2010 foi integrar a Ong Aliança Ativa onde trabalhou por meses, pois foi logo chamada para ser funcionária pública da Prefeitura de Itaguaí como professora. E seus registros só foram crescendo.


A pandemia chega e Aline tem a perda de seu pai, um grande incentivador. Isso a fez sentir vontade de publicar uma poesia. Aline publica e é selecionada para participar de uma antologia em 2021e, não parou mais! Ganhou o prêmio de Qualificação Literária pela Academia Independente de Letras de PE, Polímata. Hoje Aline Lourenço tem 13 participações em antologias de poesia, contos e crônicas. A antologia de destaque foi Clube de Lu da editora Cogito na Bahia e Rainhas Negras, lançamento na Expofavela 2023! Ainda não parou por aqui, Aline estará na Bienal 2023 para lançamento das antologias Rainhas Negras e Filhos da Terra no dia 01/09 às 19:00 hs e no dia 04/09 às 17:00 hs para lançamento de seu primeiro livro A jovem sonhadora”.


O segundo livro “Ivan, um conto pra chorar” foi lançado no final do ano passado e o livro infantil “Os cabelos de Gabrieli” será lançado em breve.


Atualmente, ela está escrevendo duas narrativas longas que se passam na comunidade da Vila Aliança: “A favela do silêncio” e “Penélope”. Para o futuro, já veio em sua mente um relato sobre aqueles amigos da infância que o tempo levou. Já tem em mente o nome “Onde estão os nossos amigos?”
Aline faz parte do Coletivo Rainhas Negras. Ela trás a narrativa negra, fazendo referência ao gênero músical Trep, sua narrativa por ela é chamada de Literatura Popular.


O ano mal começou e Aline já é indicada a autora Revelação da editora Letras Virtuais, Prêmio Festival Mexicano 2024, Prêmio Carioca de Excelência, Prêmio Latinidade e Membro fundadora da Academia de Ciências, Artes e Letras de Saquarema.


Assessoria de imprensa:
Aline Melo
+5521 997404366 (Whatsapp)
Produtoradefilmeslatinidade@gmail.com

THALIA MELO RECEBE PRÊMIO LATINIDADE ESPANHA - BRASIL

   THALIA MELO RECEBE PRÊMIO LATINIDADE ESPANHA - BRASIL




Thalia Melo é modelo, Miss e atriz, neste mês de outubro recebeu o Prêmio Latinidade Espanha - Brasil 2024, na sede da Tv c4tvweb.tv, em Nova Iguaçu/RJ.


A atriz, que começou sua carreira aos 3 anos tem em seu currículo mais de 30 filmes. Sendo todos eles premiados e exibidos fora do Brasil, em especial em Angola (África).


Thalia Melo é ganhadora do Troféu Arte em movimento, Prêmio Nevado de Oro da Argentina, Festival Internacional Iberamericano de Arte e Cultura pela Paz (Argentina), Premio La Mas Fregona México, FestDipanda - Angola , entre outros prêmios.



Mais informações:
Aline Melo - Assessora de imprensa
+5521 997404366 (Whatsapp)
Produtoradefilmeslatinidade@gmail.com

Halloween: curta os eventos em São Paulo e relaxe no Laghetto Stilo São Paulo

     Halloween: curta os eventos em São Paulo e relaxe no Laghetto Stilo São Paulo





Último trimestre do ano. Até o fim de 2024, muitos eventos à vista em São Paulo. Um deles é o Halloween. Na maior cidade da América Latina, o mês das bruxas vem carregado de atrações, caso do "Candlelight: canções de Halloween", musical que acontecerá no dia 31 no Teatro Villa Lobos. Mas além desse, muitos outros eventos serão realizados na data: festas, passeios assombrosos, maratonas, gastronomia temática, etc. Tudo vale, menos perder.


Seja para turistas nacionais ou internacionais, o ideal é pensar onde se hospedar para não deixar nada de lado. E por falar em hospedagem, o Laghetto Stilo São Paulo está entre as opções para quem for desembarcar em Sampa. 


Com uma equipe que é nota 10 em atendimento ao cliente, o hotel proporciona noites em que o conforto é a principal característica. Lá, o descanso é garantido. À disposição dos hóspedes, as seguintes acomodações: Stilo Premium, Stilo Twin, Stilo Superior, Standard Twin, Standard e Stilo Casal com Banheira. 


É importante ressaltar que o Check é feito a partir das 14h, enquanto o Check Out, até 12h. 


Serviço: 

Rua Coronel Oscar Porto, 836, Paraíso, São Paulo.

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

**Troféu Arte em Movimento 2024 premiará a cineasta e jornalista Aline Melo**

    **Troféu Arte em Movimento 2024 premiará a cineasta e jornalista Aline Melo**




No dia 6 de novembro de 2024 haverá a 10° Edição do "Troféu Arte em Movimento", que premiará vários artistas brasileiros e internacionais, entre esses artista está a cineasta, Roteirista e jornalista brasileira Aline Melo. O evento será às 18h, no Rio de Janeiro, na Glória. A premiação estará com organização da comissão do poeta e escritor Jorge Ventura.


Troféu Arte em Movimento foi criado pelo artista plástico paulista Zep há 10 anos atrás, com o objetivo de premiar artistas independente. Sendo esta a maior premiação independente do Brasil.


Aline Melo participa desde início da premiação sendo indicada pela 10° vez ao Troféu Arte em Movimento. Além deste, a cineasta já participou do Prêmio Latinidade Espanha - Brasil, Prêmio Nevado Solidário Oro (Argentina), Festival Internacional Iberamericano de Arte e Cultura pela Paz (Argentina), Prêmio 6 Continentes, Prêmio "Revista Foco e Destaque"(América Latina), La Mas Fregona México, Festival "FestAfrica"(Angola), Festival "FestFipanda" (Angola), Mostra de Jovens Talentos (Angola), Prêmio Destaque, reconhecimento da Câmara de Vereadoras de Pernambuco, Prêmio Personalidade do Ano, entre outros. Ela ainda é fundadora e diretora geral da Produtora de Filmes Latinidade, TV Latinidade, Revista Latinidade Internacional, Programa Latinidade Brasil, com parceria com a TV web c4tvweb.tv e outros sites, blogs, portais internacionais de notícias.

Laghetto Stilo Barra é um grande aliado na prática de atividades físicas

    Laghetto Stilo Barra é um grande aliado na prática de atividades físicas


Hotel, na Barra da Tijuca, oferece academia 24h para seus hóspedes





Cuidar da saúde é fundamental para manter o bem estar em equilíbrio. De forma correta e sem exageros, os exercícios físicos trazem muitos benefícios, pois diminuem o estresse diário, melhoram a qualidade do sono, os sintomas de depressão e de ansiedade, a perda de peso, etc. 


Outro fator indispensável é que a rotina diária de malhação previne e controla doenças, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde): as cardiovasculares, a diabetes tipo 2 e inúmeros tipos de cânceres. 


Pensando no melhor para os cariocas, o Laghetto Stilo Barra, na Barra da Tijuca, é um grande aliado na prática de atividades. Dentro do hotel carioca, há uma academia que funciona 24 horas, mas disponível apenas para hóspedes e sem limites de idade. Durante a estadia, ficam à vontade para usar os aparelhos. 


Para mais informações, basta acessar o link https://www.laghettohoteis.com.br/hoteis/barra


Serviço: 

Endereço: Av. Lúcio Costa, 5.650 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, 22630-012

sábado, 26 de outubro de 2024

Carlinhos de Jesus leva brasilidade à Colômbia com espetáculo "Aquarelas"

    Carlinhos de Jesus leva brasilidade à Colômbia com espetáculo "Aquarelas"


Referência da dança e ícone do samba carioca, Carlinhos de Jesus apresenta a história da dança popular brasileira em Medellin e Santa Fé




Em novembro, Carlinhos de Jesus, ícone da dança de salão e referência do samba carioca, apresenta o espetáculo Aquarelas, que celebra a história da dança popular brasileira. O show ocorrerá no dia 7, às 19h, no Pátio Teatro em Medellín, e no dia 9, às 21h30, na Plaza Mayor em Santa Fé de Antióquia, Colômbia. A obra destaca as raízes africanas do samba e outras danças populares do Brasil, como o jongo e o samba de gafieira, promete oferecer ao público colombiano uma experiência imersiva na cultura e na dança carioca.


Carlinhos de Jesus, conhecido nacional e internacionalmente, é uma referência na dança, tendo colaborado com grandes nomes da música popular brasileira e participado de diversas produções teatrais e televisivas. À frente da Cia de Dança Carlinhos de Jesus, ele se destaca por sua habilidade em unir tradição e inovação, mantendo vivo o legado cultural brasileiro.




O espetáculo "Aquarelas" foi selecionado no edital de chamada de apoio à internacionalização da cultura Nº 02/2024 “ANO RIO-COLÔMBIA”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, e reúne, além de Carlinhos, seis dançarinos que, juntos, exploram o desenvolvimento da dança popular no Rio de Janeiro. As coreografias exibem ritmos como o jongo, o chorinho e o samba no pé, destacando a influência africana na formação da cultura brasileira. A apresentação culmina em uma homenagem ao carnaval, com a icônica coreografia de "Aquarela do Brasil", onde a bandeira brasileira é reverenciada por meio da simbologia do mestre-sala e da porta-bandeira, trazendo um pouco da magia do carnaval carioca para os palcos internacionais.




Cia de Dança Carlinhos de Jesus é um grupo de dançarinos que representa com excelência a dança de salão brasileira. Além de serem especialistas em diversos ritmos, os membros da companhia também se dedicam a outras linguagens artísticas, como o teatro, o canto e a dança contemporânea, o que confere ao espetáculo uma qualidade técnica e expressiva ímpar.


Com "Aquarelas", Carlinhos de Jesus não apenas exibe sua maestria, mas reafirma o poder da dança como veículo de expressão cultural e identidade.




Para Carlinhos, levar e representar a cultura nacional através de sua dança é uma oportunidade memorável.  O espetáculo Aquarelas já esteve em vários locais no Brasil e no Exterior e ter a oportunidade de apresentar o espetáculo na Colômbia, berço de uma cultura tão rica e diversificada, é muito gratificante”, revela Carinhos.                                      


Ficha Técnica:

Direção geral, concepção e roteiro: Carlinhos de Jesus

Assistente de Direção: Rachel Vieira

Direção Executiva e Prestação de Contas: Patricia Castro - Arte Cultura LTDA   

Direção Artística: Carol Vilanova                                        

Coreografias: Carlinhos de Jesus e Fabio de Melo

Elenco: Carlinhos de Jesus, Carol Vila Nova, Charles Fernandes, Lucas Caderusso Michelle Barreto, Nathalia Andrade e Rodrigo Nascimento

Direção de Arte: Dre Ferreira - Senhora Marca LTDA

Identidade Visual:  Muriel Hoelz Ioras - Senhora Marca LTDA

Gestão de Mídias: Rapha Gomes - Senhora Marca LTDA

Assessoria de Imprensa:  Deborah Goi - Bradart Comunicação      

Fotógrafo e Videomaker: Caio Almeida

Técnico de Som e Luz: Wellington Machado





Crédito de imagens: Divulgação

Assessoria de imprensa: Deborah Goi - Bradart Comunicação

Fonte: Ferraz Comunicação


 

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

“Todas as Minhas Mortes”, romance de Paula Klien, tem grande repercussão na Bienal Internacional do Livro SP

   “Todas as Minhas Mortes”, romance de Paula Klien, tem grande repercussão na Bienal Internacional do Livro SP




Com uma estilística própria, incisiva, ousada e nietzscheana, "Todas as minhas mortes",  de Paula Klien, foi um dos livros de grande repercussão no stand da Citadel, durante a Bienal Internacional do Livro de SP, proporcionando, com absoluta crueza, aspectos da nossa mais profunda humanidade. Rompendo com as formas tradicionais de comunicação e pensamento, sua narrativa tem o poder de acionar gatilhos mentais e de criar vínculos com os leitores, marcando cada pessoa de forma única.


A artista carioca de projeção internacional Paula Klien estreou na literatura, aos 55 anos, com o romance autoficcional "Todas as Minhas Mortes", interrompendo  as suas criações em artes plásticas para escrever uma jornada literária que desafia limites, enternecedora e eletrizante ao mesmo tempo. A obra, segundo leitores, é uma experiência literária íntima e marcante. Segundo a autora, trata-se de uma das maiores entregas artísticas de sua carreira. “Eu me sentei sozinha, 12 horas por dia, durante 8 meses ao longo de 2 anos, para escrever os oito capítulos deste livro. Não sei o que foi mais difícil: costurar palavras, frases e capítulos, ou recosturar minhas feridas.”, confessa Klien.


Este ano, a Citadel, conhecida por suas obras de autoajuda e crescimento pessoal de autores e filósofos relevantes, apostou em algo novo dentro de seu segmento: um romance autoficcional. O livro “Todas as Minhas Mortes” , que chegou ao mercado editorial no final do mês de maio, já apareceu oito vezes na lista semanal da PublishNews, entre os livros mais vendidos na categoria de ficção.


Sobre o livro

Entre o prazer e a dor: uma ode à existência feminina


No livro “Todas as minhas mortes”, Paula Klien apresenta uma narrativa visceral que retrata todas as vezes em que precisou renascer


Com honestidade, crueza e toques sutis de humor, a artista Paula Klien adentra as profundezas da existência feminina no livro Todas as minhas mortes. Neste romance de autoficção, publicado pela Citadel Grupo Editorial, a autora dissolve a fronteira entre realidade e fantasia, ao entrelaçar vivências reais com as nuances da própria imaginação.


É a voz narrativa ambivalente da protagonista Laví (abreviação de la vie ― ou a vida em francês) quem conduz o leitor a uma viagem pelas águas turvas da subjetividade humana.


Ousada, determinada e questionadora, a personagem subverte as convenções sociais. As vivências íntimas e visceralmente humanas de Laví provocam sentimentos e reflexões sobre temas relacionados à sexualidade, amadurecimento e maternidade. Entre o prazer e a dor, a protagonista expõe com honestidade suas forças e fraquezas para mostrar todas as vezes que precisou morrer para renascer – como uma fênix – até, finalmente, realizar o sonho de carregar um filho nos braços.


Capítulo a capítulo, Paula Klien narra uma fase na vida de Laví e a cada ciclo, uma montanha-russa de emoções, pensamentos e sensações toma conta do leitor, que facilmente se identifica com o personagem. Hora em êxtase, hora em agonia, a narradora evidencia que, assim como ela, ninguém é bom ou mau o tempo todo. Ela traz as múltiplas camadas e nuances da existência humana, do primeiro grito ao último suspiro.


Com uma escolha cuidadosa das palavras e evocando os espíritos de grandes pensadores como Nietzsche, Espinosa e Lacan, a escritora traz para a literatura, além de bagagem como artista multifacetada, elementos da psicanálise e da filosofia. Todas as minhas mortes é uma narrativa repleta de simbolismos, metáforas, mas também subjetividade, pois assim como a vida, essa é uma leitura única para cada um.





FICHA TÉCNICA

Título: Todas as minhas mortes

Autora: Paula Klien

Editora: Citadel Grupo Editorial

ISBN: 978-6550474140

Dimensões: 13.5 x 1.2 x 21 cm

Páginas: 176

Preço: R$ 64,90

Onde comprar: Amazon


Sobre a autora: Paula Klien nasceu no Rio de Janeiro em 1968. É uma artista plástica contemporânea com significativa projeção internacional. Embora utilize técnicas ancestrais na criação de seus desenhos e pinturas, ela foi pioneira em Cripto Arte e NFT (token não fungível). Artista multidisciplinar e diretora criativa de vanguarda, também trabalha com performance e vídeo, servindo-se de recursos de sua bagagem, como dança e música. Além disso, foi fotografa por dez anos, realizando trabalhos culturalmente relevantes. Muitas de suas obras visuais integram acervos de museus e importantes coleções. Embora tenha estudado Direito, Paula desistiu da carreira jurídica. A escrita é uma paixão antiga, e Todas as minhas mortes marca o lançamento da artista no universo literário.



Redes sociais do autor:


·       Instagram: @paulaklien

·       Site: Paula Klien -   https://www.paulaklien.com.br/


Sobre a editora: Transformar a vida das pessoas. Foi com esse conceito que o Citadel Grupo Editorial nasceu. Mudar, inovar e trazer mensagens que possam servir de inspiração para os leitores. A editora trabalha com escritores renomados como Napoleon Hill, Sharon Lechter, Clóvis de Barros Filho, entre outros. As obras propõem reflexões sobre atitudes que devem ser tomadas para quem quer ter uma vida bem-sucedida. Com essa ideia central, a Citadel busca aprimorar obras que tocam de alguma maneira o espírito do leitor.

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Incerta certeza

                                



SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                                                  Incerta certeza

O título do artigo parece piada, mas não é. É isso mesmo que vocês estão lendo.

É estranho, pois mesmo tendo ciência das nossas limitações, de nossa humanidade tão frágil, seguimos acreditando que conseguimos controlar algumas situações. Talvez o que nos doa forças para adentrar em alguns contextos é simplesmente o fato de pensarmos que temos condições, ou certeza, de que conseguiremos dar conta da ocasião, seja ela qual for, seja por qual motivo for.

Pois bem, a verdade é que a única certeza que podemos ter é da incerteza e, por incrível que pareça, é esta dúvida que nos orienta.

Mesmo insistindo em pensar que temos o controle de quase tudo o que fazemos, a ideia do não controle é muito pertinente, pois nos dá a possibilidade da dúvida, e esta é capaz de nos mover para não perdermos o movimento da ação. Ação esta sempre inconclusa que nos moverá a novas outras ações, que nos manterá sempre em curiosidade.

É como se a certeza possuísse vazios que, ingenuamente insistimos em preencher. Tal proposição me faz lembrar de uma escrita de Franz Kafka: “Ler para fazer perguntas”. Como se quanto mais buscássemos, por meio do estudo, o conhecimento profundo das coisas, ou as certezas na ou da vida, fôssemos levados a um buraco que não tem fundo e que nos manterá em suspensão por toda a nossa existência.

E por que é tão difícil lidar com a incerteza? Por causa da prepotente onipotência que julgamos ter.

É só observarmos a história. Quantos estudos passados foram refutados ou mesmo ampliados com o passar do tempo! E quantos outros serão revistos no futuro por causa da possibilidade de aprofundamento que ora, em nossa época, não foi possível ter.

Mas uma questão é certa: devemos nos afastar das classificações, pois estas nos afastam de conhecimento maior. Não deve existir um imperialismo das ideias, mas um coração aberto para aprender mais, com a certeza da incerteza de que sempre teremos mais para aprender.

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Um repelente social

                                     SAÚDE TOTAL CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA                                        ...