Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

Rede Super Rádio Brasil

domingo, 20 de abril de 2025

Um remédio milagroso

                             




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                            UM REMÉDIO MILAGROSO

Acredito que o título deve ter chamado muito a sua atenção, porque é tudo o que mais desejamos, estando em um mundo caótico, onde as doenças crescem acompanhadas de suas angústias sem precedentes. Neste sentido, encontrar um medicamento que minore nossas angústias, pode ser algo muito interessante.

Mas, vamos lá!

Alguns pesquisadores nos fazem pensar e criar um conceito a partir deste pensar de que, realizando exercícios físicos, se alimentando de uma forma saudável, tendo boas relações interpessoais e conservando os pensamentos sempre positivos, conseguiremos uma existência isenta de doenças.

Ter pensamentos positivos auxiliam na resposta do sistema imunológico e previne doenças cardiovasculares. Emoções e pensamentos positivos colaboram na recuperação de pessoas fisicamente enfermos. Ou seja, pessoas felizes são mais saudáveis, pois conseguem lidar com desafios e doenças com atitudes mais positivas.

Todavia, o excesso de pensamento positivo pode se tornar um elemento perigoso quando nos limita a tomar decisões em prol da nossa sobrevivência. Por exemplo: pessoas excessivamente positivas podem deixar de fazer um seguro de vida ou do carro por acreditar que nada os acontecerá. E aí?

A positividade pode se tornar tóxica quando ela serve apenas como um subterfúgio. Por exemplo: você está com uma doença muito grave e alguém fica a seu lado dizendo que tudo dará certo. Evidentemente que a esperança não precisa fenecer, mas podemos agir de maneiras mais honestas, ao mesmo tempo que colaborando para a diminuição da angústia de alguém.

 Claro que não é fácil equilibrar tudo isso. Teoricamente parece um tanto tranquilo, mas devemos buscar uma terceira margem do rio, para buscarmos entender que em um mundo obcecado pela felicidade, precisamos ser autênticos.

Até porque dependendo da maneira como agimos, colocamos um peso na pessoa, ao movê-la a pensar que é responsabilidade dela se encontrar como está. E isso não parece justo, não é mesmo?

Que sigamos pensando, elaborando, influenciando e salvando.

Um grande abraço para você!

 

Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Maria Adelaide Amaral se emociona ao provar receita típica em programa de TV

    Maria Adelaide Amaral se emociona ao provar receita típica em programa de TV Em encontro com Ronnie Von e o chef Olivardo Saqui, autora ...