segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Janny Mota: Uma Mulher Empreendedora que Construiu um Império no Mercado de Salão de Beleza

    Janny Mota: Uma Mulher Empreendedora que Construiu um Império no Mercado de Salão de Beleza




A baiana Janny Mota, teve uma infância na roça, aonde vivia com a família. Hoje, possui um império no ramo da beleza. Após trabalhar durante sete anos como funcionária de um salão, empreendeu e construiu seu próprio negócio de sucesso. 

A porca de seu sucesso são os *três salões* especializados em extensão capilar, que comanda no estado do Rio de Janeiro. 

A paixão pelo ramo da beleza começou desde cedo, quando brincava com as amigas. Aos 17 anos, ela deixou Barrocas, na Bahia, para visitar sua irmã no Rio de Janeiro durante as férias e decidiu permanecer na cidade. Começou sua jornada como empreendedora inaugurando um salão na laje de casa.

Em 2015, Janny iniciou cursos de extensão capilar para colegas de profissão, o que levou à expansão e à abertura de uma nova unidade. Com o apoio do marido, que se tornou sócio, ela encerrou o salão na laje e inaugurou um espaço em um shopping, aumentando a visibilidade e a comodidade, o que impulsionou ainda mais a expansão.

Em maio de 2023, Janny inaugurou seu terceiro salão em Niterói (RJ). Somando os cursos, alcançou um faturamento de R$ 12 milhões em 2022. As unidades estão localizadas em Niterói, Caxias e Barra da Tijuca.

Aos 37 anos, a empreendedora Janny Mota atende diversas clientes famosas em seu portfólio. Com sua técnica de aplicação de megahair, ela atraiu a atenção de personalidades como Lexa, Bruna Marquezine, Deborah Secco, *Giovana Ewbanck, Rafa Kalliman, Nicole Bahls, Mariana Goldfarb, Andressa Suita e Camila Farani* para seu negócio. Hoje, ela além das 3 unidades do Janny Mota Hair, ela também dá curso para que outros profissionais do ramo cresçam e se desenvolvam na profissão.

“Nasci em Barrocas, na Bahia. Meu pai era lavrador e plantava feijão e milho. Nossa alimentação vinha do que a terra dava”, diz Mota.

Uma de suas motivações para desenvolver sua própria técnica foi um desafio, durante a adolescência. Janny teve uma grande frustração capilar após um relaxamento que resultou em corte químico. “Isso abalou muito minha autoestima”, lembra Mota. O salão em que trabalhava oferecia aplicação de megahair, e ela decidiu experimentar. 

Sentiu-se tão bem com o resultado que aprendeu a aplicar megahair em outras pessoas. Como o salão utilizava apenas uma técnica, Mota procurou cursos para aprender outros métodos.

“Comecei com uma cadeira e um lavatório.” As clientes a acompanharam e ajudaram na divulgação boca a boca. Em dois meses, foi necessário aumentar o espaço e contratar uma assistente. “Na época, eu não entendia, mas já tinha feito meu nome.”

Em 2015, Janny fez o cabelo de uma influenciadora digital pela primeira vez. “Ela publicou no Instagram e muitas pessoas me procuraram. Foi então que entendi o significado de parceria e como isso afetava o negócio”, diz Mota, que naquele momento tinha quatro funcionários. No mesmo ano, abriu uma unidade física na Barra da Tijuca.

Com o crescimento do negócio, Janny sentiu a necessidade de entender mais sobre administração de empresas e pediu que o marido auxiliasse na gestão. “No início, ele não queria ser meu sócio porque isso poderia prejudicar o casamento. Mas acabou se demitindo do emprego e entrando na sociedade”, afirma. Em 2017, Mota mudou o salão para um shopping em Duque de Caxias.

“Tivemos um ótimo crescimento, contratando pessoas e treinando minha equipe”, afirma a empreendedora. Por conta das indicações, ela começou a ser procurada por famosas. A primeira delas foi Lexa, cuja amiga tinha sido cliente do salão.

Janny também criou uma escola para ensinar suas técnicas de extensão. A formação de cabeleireiro *dura* seis meses, com aulas uma vez por semana. A empresa *oferece* workshops mais rápidos relacionados a cabelo, com duração de três dias. *Hoje, ela ainda ministra cursos, palestras e workshops*.

Em 2022, Mota precisou diminuir os atendimentos e focar na gestão da empresa. “Passei a atender uma vez por semana, e nos outros eu cuidava da administração. Mas não era o que me fazia feliz, então preferi contratar uma gestora e uma gerente para ajudar”, afirma. Hoje, ela consegue atender quatro vezes por semana, dividindo-se entre as três unidades.

Hoje, além de ser uma empreendedora inspiradora Janny também faz sucesso no Instagram. Em sua conta pessoal já acumula 43 mil seguidores. Que acompanham a sua rotina com a família (seus dois filhos e seu marido), suas dicas de moda e beleza, orientações profissionais e devocionais. Um dos quadros semanais favoritos de seus seguidores é o “Café com Janny”, aonde a empreendedora bate um papo franco e sincero com seus fãs. 


Fonte: Podcast edinhotaon/ Edno Mariano 

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