terça-feira, 20 de agosto de 2024

Mudança de carreira: ela foi da graxa à gastronomia

     Mudança de carreira: ela foi da graxa à gastronomia


Janaína Rodrigues comemora sua marca ‘Delícias da Neguinha Gourmet’





 
Janaína Rodrigues, de 47 anos, é uma mulher determinada que transformou desafios em oportunidades. Moradora de Rocha Miranda, zona Norte do Rio de Janeiro, mãe de dois filhos e madrasta de quatro enteados, ela é hoje a proprietária da Delícias Neguinha Gourmet, uma empresa que ela mesma fundou e que lhe dá muito orgulho.

 
A trajetória de empreendedora começou em 2011, quando ela decidiu ajudar o irmão na oficina mecânica que ele possuía. Na época, sua cunhada estava passando por um momento difícil devido à perda de um bebê durante a gestação. Janaína, aos 32 anos, se ofereceu para trabalhar na oficina, começando na limpeza, mas rapidamente assumiu outras responsabilidades devido ao seu talento nato para liderar.




 
O irmão, reconhecendo suas habilidades, contratou-a para trabalhar de forma permanente. Vivendo em Cordovil e viajando diariamente para Rio das Pedras, Janaína mostrou simpatia e dinamismo no atendimento aos clientes.

 
Mesmo comprometida com a oficina, Janaína ainda encontrou tempo para fazer pré-vestibular aos sábados e curso de inglês durante a semana. Porém, teve que abrir mão dos estudos para se dedicar mais ao trabalho.

 
Em outubro do mesmo ano, ela começou a coordenar uma nova loja em Campo Grande e, após seis meses, foi transferida para Madureira, onde trabalhou por quatro anos. No final de 2015, devido a uma dívida, seu irmão desistiu do negócio e Janaína o assumiu, renomeando o para Oficina da Neguinha. Apesar das dívidas herdadas, ela prosperou rapidamente e se mudou para um galpão em Campo Grande. Durante este período, Janaína se divorciou e, sete meses depois, encontrou e se casou com seu atual marido.
 
A transição para a gastronomia começou quando Janaína passou a ter dificuldades financeiras com a oficina e decidiu vendê-la. Seu marido, preocupado com sua apatia, sugeriu que ela começasse um novo negócio.

 
Janaína fez curso de empreendedorismo e de computação. Mas, ainda não estava feliz. Um dia, andando para seu curso, conheceu uma unidade da rede de escolas de gastronomia Instituto Gourmet. “Naquela época, eu estava muito triste. Ficar em casa sem trabalhar não era o que eu queria. Sempre fui muito comunicativa e gostava de interagir com as pessoas. O curso me despertou um sonho adormecido: cozinhar profissionalmente”, comenta Janaína.

 
Encorajada por seu marido, ela se matriculou no curso Chef Mix e, durante sete meses, recebeu a base necessária para iniciar no ramo da gastronomia. Após o término, Janaína participou de um projeto gratuito dentro da própria escola, que ensinava a produzir e vender bolos de pote e banoffe, sobremesa à base de banana e doce de leite.

 
Seu talento despertou a atenção do dono da franquia, Alessandro Capela franqueado da unidade de Madureira RJ, que a incentivou a vender seus próprios produtos. Mas, a compra de uma batedeira profissional se fazia necessária e ela não tinha verba para isso. “Foi Deus que me ajudou a realizar mais um sonho. Minha enteada foi assaltada e levaram o celular dela. Com o dinheiro do seguro, meu marido foi até uma loja para comprar um aparelho novo. O valor recebido deu para ele comprar o telefone e a minha primeira batedeira”, explica Janaína.

 



Com o aparelho novo e R$20, Janaína começou a vender suas delícias. O marido e a sogra levavam os produtos para o trabalho e vendiam para os colegas. Ela, saia pelas ruas para vender também, além da produção.

 
Em uma visita ao Instituto Gourmet, para levar seus produtos para presentear Alessandro, Janaína não o encontrou. Mas, presenteou os funcionários da recepção. A qualidade dos seus produtos chamou a atenção e ela foi convidada para participar de um workshop no local, como Case de sucesso.

 
A oportunidade rendeu-lhe mais uma porta aberta, foi durante o workshop e com a demonstração de seu talento, que ela ganhou uma bolsa de 60% de desconto para um curso de doceira na Instituição. Entrou para o curso de Cake Design, que ensina a arte da confeitaria em bolos.

 
“Eu via aqueles bolos gigantes, decorados e pensava: eu posso fazer isso. É isso que eu quero fazer”, afirmou a empreendedora. O projeto “Delícias da Neguinha Gourmet” virou uma empresa e renda para a empresária, que hoje trabalha com eventos, festas de casamento, aniversários e coffee breaks.

 
“Hoje eu trabalho com o que realmente gosto e acredito. Cozinhar é o que me motiva todos os dias. Eu ainda faço bolos para vender. Os “cadeirinhas”, um formato menor dos doces tradicionais, são produzidos e vendidos pela minha cunhada ou por encomenda. Já aos finais de semana, levo as estações de saladas, criadas por mim, estações de açaí e todas as outras delícias para eventos diversos”, explica Janaína.

 
Seu plano para o futuro é abrir um buffet e se tornar instrutora, continuando a expandir seu negócio de sucesso. Para acompanhar seu trabalho, siga @deliciasdaneguinhagourmet nas redes sociais. 


Podcast edinhotaon/ Edno Mariano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC

    Fabrício Klein Advocacia é reconhecido como Referência Nacional em Advocacia e Justiça 2024 pela ANCEC Prêmio é uma das mais respeitadas...