Rádio Metropolitana


terça-feira, 30 de setembro de 2025

Adictos das redes sociais

                              




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                                   ADICTOS DAS REDES SOCIAIS

Sistema límbico é um apelido que damos para o aglomerado de funções emocionais que habitam em nosso cérebro, gerenciando muitos de nossos sentimentos.

A bem da verdade tudo o que fazemos tem uma estada pelo sistema emocional, para depois subirem para o degrau racional. Por isso sentimos, depois racionalizamos.

Quanto as telas, vê-las continuamente provoca um comportamento de falta, ou seja, vicia, por causa da dopamina que é acionada. A dopamina vê o que é prazeroso e te indica o caminho, engajando sua atenção. E não existe um terreno mais fértil para tal que as redes sociais, onde é tudo rápido, trazendo para nós um prazer imediato. E ninguém está imune a cair nesta cilada.

Todavia, o cérebro adolescente, que considera tudo muito morno, não quer esforço. Neste sentido, tornam-se mais vulneráveis, portanto, mais fáceis de se tornarem viciados. E por que isso acontece?

Porque nas redes sociais o que eles veem são vídeos e postagens rápidas que, no instante da visualização, não os permitem adentrarem no tédio. Mas o que não conseguem prever é que vendo coisas muito rápidas o cérebro se dessensibiliza, além de reduzir a ativação do córtex-pré-frontal, causando assim, uma inibição do autocontrole.

Nesses ambientes passamos, tanto adultos quanto adolescentes, a julgar e se comparar continuamente. Fora um mundo de informação que nos bombardei e, mesmo que achamos que conseguimos, não damos conta de tantas dicas. Neste contexto, acreditamos que outros conseguem o que nos confere um looping de ansiedade e depressão e, além disso, escolhemos a solidão por não alcançarmos o que está sendo proposto.

E por falar em solidão, o vício com as redes está fazendo com que sintamos dificuldade de empatizar, porque as relações estão sempre sendo mediadas pela tecnologia. Sem empatia não existe relações interpessoais saudáveis, tão importantes para nossa sobrevivência.

(Na próxima conversa continuaremos o assunto)

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Atletas do CT Lucas Sousa brilham e são campeões do Pan-Americano em Caraguatatuba (SP)

     Atletas do CT Lucas Sousa brilham e são campeões do Pan-Americano em Caraguatatuba (SP)


Daniel Mola foi campeão no profissional com Giovanni Cariani enquanto que Gege Nomelini faturou o título nos 16 anos. Sete atletas foram campeões


Daniel Mola à esquerda vibrando com Cariani à direita (Crédito: @panamericanobtbrasil) e Mola à esquerda com o troféu (Crédito: @programaplaybt) / Gege Nomelini com os troféus (Crédito: Divulgação)


Sete atletas do CT Lucas Sousa, de Campinas (SP), brilharam no Pan-Americano de Beach Tennis que terminou neste domingo em Caraguatatuba (SP)

Daniel Mola, oitavo do mundo e da BEAT Sports Manager, e o paranaense Giovanni Cariani superaram na final os venezuelanos Carlos Vigon e o ex-top 10, Ramon Guedez, por 6/4 7/6 (8/6) e levantaram o título do profissional. Esta é a primeira conquista do Pan-Americano da dupla: "Essa é uma das minhas conquistas favoritas, é muito importante estar jogando com a bandeira do nosso país, ainda mais do lado do Gigio que é um cara que tenho um carinho enorme, é meu parceiro, dois anos praticamente jogando juntos, cara fora de série , ele me tira o melhor Daniel Mola, hoje mostramos para todo mundo o que é a dupla dos Socinhos, agradecer o capitão (Alex Mingozzi) pela ajuda, sempre ajudando, apoiando, uma dica a mais e a torcida brasileira que fez um caldeirão. Vai ficar marcado para a história", vibrou Mola.


Daniel Mola à esquerda vibrando com Cariani à direita (Crédito: @panamericanobtbrasil) e Mola à esquerda com o troféu (Crédito: @programaplaybt) / Gege Nomelini com os troféus (Crédito: Divulgação)


Na categoria 16 anos, Giovanni Nomelini, atleta CT Lucas Sousa e da BEAT Sports Manager, foi campeão ao lado de Levi Goldmann. Eles derrotaram Matheus Coelho e Enzo Battaglini por 4/6 6/4 10/2. No feminino, as atletas do CT, Maria Gilli e Giovana Batista, foram campeãs superando a dupla do CT, Sophia Fiedler, que jogou ao lado de Viviane Kobo. Nas mistas, Nomelini e Gilli foram campeões.

Nos 14 anos masculino, Guilherme Sampaio levantou o caneco ao lado de Victor Palhano e o atleta do Lucas Sousa, Luiz Villar, foi vice-campeão.


Daniel Mola à esquerda vibrando com Cariani à direita (Crédito: @panamericanobtbrasil) e Mola à esquerda com o troféu (Crédito: @programaplaybt) / Gege Nomelini com os troféus (Crédito: Divulgação)


A atleta da BEAT, Vitória Marchezini, da BEAT Sports Manager, foi campeã das duplas mistas com André Baran e terceiro lugar na dupla feminina com Sophia Chow. Nas mistas eles superaram Chow e Felipe Loch por 4/2 5/3: "Foi um jogão, pegamos Brasil na semi e agora na final, eram grandes duplas, estou muito feliz com essa conquista de mistas".

Com edição recorde, Expo Secretary 2025 reafirma papel estratégico do secretariado executivo no Brasil

 Com edição recorde, Expo Secretary 2025 reafirma papel estratégico do secretariado executivo no Brasil


Erick Eches

A Expo Secretary 2025, realizada no último dia 20 de setembro, no Hotel Pullman Vila Olímpia, em São Paulo, consolidou-se como o maior e mais completo encontro do secretariado executivo do Brasil. Em sua 7ª edição, o evento reuniu centenas de profissionais em uma jornada de aprendizado, networking e inovação.





Sob a liderança de Claudia Schaffer, profissional com mais de 20 anos de experiência e referência no setor, a programação trouxe um line-up de peso, com palestrantes que são protagonistas em suas áreas de atuação. Entre eles, Izabella Camargo, Martha Gabriel, Thiago Godoy (Papai Financeiro), Rafael Medeiros, Marc Tawil, Vania Ferrari, Ricardo Bellino, Edson Mackeenzy e Carlos Wizard, que compartilharam conteúdos transformadores sobre liderança, inovação, finanças, tecnologia, produtividade e posicionamento profissional e ainda uma palestra do Dr Erick Eches sobre saúde cuidados e a importância em melhorar a qualidade de vida , CEO da Vibe Terapias ,presente no Lounge Star onde a sua equipe preparou uma massagem especial para as convidadas .


Thiago Godoy


Além do conteúdo inspirador, os participantes vivenciaram uma experiência imersiva, marcada por recursos tecnológicos como o aplicativo interativo com gamificação e networking , credenciamento por reconhecimento facial da YAZO Serviço de soluções de tecnologia para eventos .O espaço Lounge Star proporcionou momentos exclusivos de conexão entre palestrantes, patrocinadores e convidadas com a participação da Nina Make-Up fazendo uma maquiagem especial nas convidadas ,a Menela cuidou do designer das sobrancelhas e ainda um espaço de fotos para o Linkedin .


Vania Ferrari


Rhino app de mobilidade com frota própria ,marcou presença com a exposição de um dos carros blindados e todas as convidadas ganharam um voucher de desconto .


PALESTRANTE MACKENZY
PODCAST


Segundo Claudia Schaffer, idealizadora da Expo Secretary, a edição de 2025 superou expectativas e reforçou o papel estratégico do secretariado executivo no ambiente corporativo e afirma A Expo Secretary é um espaço de valorização e fortalecimento da carreira. Ver a energia, o engajamento e a vontade de evoluir de cada participante nesta edição foi emocionante. Estamos mostrando que o secretariado não apenas acompanha a alta liderança, mas decide junto, influencia e constrói futuro. Este sucesso nos motiva a seguir levando cada vez mais inovação e relevância para a categoria.”


Rafael Medeiros


O evento contou ainda com o apoio de marcas de peso, como ABRH-SP, FS Educa, Pullman Vila Olímpia, LCA Viagens & Eventos, High Class – Aviação Executiva, Grupo R1, Sicredi ,Paytrack, Nicoly Polozzi Mkt , RME ,Rich ,UC Urban Couro, todos eles estiveram presentes no evento oferecendo vantagens especiais para as convidadas e sorteios .


RHINO 


O estúdio de Podcast da AlphaGrafphics -Além da Mídia entrevistou palestrantes e convidados e fez a transmissão do evento .


@exposecretary


Ricardo Bellini
Izabella Camargo
Mark Tawil
Martha Gabriel

sábado, 27 de setembro de 2025

A marca que permanece em tempos de Inteligência Artificial

 

Foto: Divulgação.

A Inteligência Artificial já está em nossas rotinas — seja escrevendo textos, criando imagens ou auxiliando decisões. Mas, diante de tantas inovações, surge uma questão inevitável: o que continua sendo exclusivamente humano?

Essa reflexão ganhou força na trajetória de Jackeline Camillo, profissional de Recursos Humanos que recentemente viveu sua primeira experiência como cerimonialista. Com acesso a ferramentas tecnológicas que ajudavam a organizar cada detalhe — do tempo de palco ao protocolo — ela descobriu, no instante em que subiu ao palco, que nada substitui a conexão humana.

“Foi no silêncio, na pausa e no sorriso trocado com alguém da plateia que percebi: não é a execução perfeita que marca, mas a sensação que despertamos nos outros. É isso que transforma um evento em memória e um discurso em legado”, relata Jackeline.

O episódio tornou-se um exemplo vivo do que especialistas já destacam: a IA pode organizar agendas, prever tendências e sugerir roteiros, mas só o humano é capaz de dar significado, gerar confiança e criar vínculos reais.

No contexto corporativo, Jackeline ressalta que essa consciência é ainda mais urgente:

É a escuta atenta que transforma uma reunião em espaço de confiança;

É o cuidado nos detalhes que torna um evento inesquecível;

É a coragem de uma liderança que inspira equipes a irem além.

“O futuro será, sim, tecnológico. Mas o diferencial será humano”, afirma.

Ao propor a reflexão sobre “qual marca estamos deixando hoje”, Jackeline conecta sua experiência à discussão global sobre o papel da tecnologia no trabalho e na vida em sociedade: os algoritmos evoluem, mas a humanidade é insubstituível.

 

Por: Clilton Paz.

Fonte: Carlos Rodrigues.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

Campanha diga não ao fumo

   Campanha diga não ao fumo




A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, presidida por Constança Carvalho acaba de lançar uma nova campanha na área de Saúde e Bem estar. ”Diga não ao fumo“ dirigida por Matheus Oliveira com a colaboração de Bayard Boiteux vem advertir sobre os aspectos prejudiciais de se fumar e do vape. A campanha conta com importante depoimento da pneumologista, pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina, a Dra Margareth Pretti Dalcolmo. Assista a campanha no link abaixo: https://youtu.be/uWO74BXnomI?feature=shared

A quem confiar grandes investimentos?

    A quem confiar grandes investimentos?


Há muito produto ruim no mercado, diz o CIO da Care Multi-Family Office, Conrado Lima





"Você confiaria seu patrimônio a alguém que nunca colocou a própria pele em risco?" O questionamento do CIO da Care Multi-Family Office - empresa que atende grandes investidores, com sede em São Paulo - Conrado Lima, tem razão de ser. Afinal, no mercado financeiro, a regra é clara: ou o investidor cai na conversa de quem oferece produto ruim, ou aprende a investir com independência e estratégia de verdade.


Conrado fala com conhecimento de causa. Há anos administrando grandes patrimônios, inclusive com parceria no exterior, o empresário usa da sua expertise para blindar seus clientes. "Eu vivi o mercado real. Passei anos nas mesas de derivativos do BTG, depois no Citi, e mais tarde liderei a mesa proprietária do Banco ABC Brasil. Todos os dias eram decisões em segundos, posições bilionárias, risco de perder ou ganhar milhões em uma única operação. Foi nesse ambiente que aprendi, errando, acertando e vivendo pressão de verdade", afirma.


O CIO da Care MFO diz ficar incomodado atualmente com aqueles que nunca enfrentaram risco real, mas usam uma narrativa polarizada para vender cursos, palestras ou produtos ruins. "Pessoas que transformam política em espetáculo, prometem fórmulas mágicas e capturam audiência pelo barulho, não pelo resultado. Essa polarização barata é tóxica, não protege patrimônio", diz Conrado. "No fim, quem paga a conta é sempre o investidor que acreditou no discurso".


O empresário acrescenta que o sistema tradicional continua empurrando soluções conflitadas, vendendo produtos que remuneram mais a instituição do que o próprio cliente. "Não há problema em cobrar comissão. O problema é quando a transformação prometida vira prejuízo certo. Isso destrói valor, trava o crescimento e mantém o cliente sempre em desvantagem".


Entre os detentores de grandes patrimônios, há a consciência de que o setor exige lidar com estratégia, risco e responsabilidade. Afinal, quem já arriscou milhões sabe que narrativa não paga resultado. O que protege e faz crescer o patrimônio é independência, clareza e consistência de processo a quem foi confiada a tarefa de melhor performance.


"É isso que eu defendo, para quem não quer cair em truques dos que fazem do palco político um lugar de vendas. Porque no fim, a regra é clara: ou você segue quem polariza para ganhar 'likes', ou aprende a investir com quem coloca o cliente no centro da estratégia", finaliza Conrado Lima.





Reprodução

Divulgação
Conrado Lima é CIO da Care Multi-Family Office, com sede em São Paulo

Casa de Cultura Gerson Pinheiro terá curso de Arte Floral em outubro

 Casa de Cultura Gerson Pinheiro terá curso de Arte Floral em outubro


Serão dois dias de informação com a artista mineira Maria Cristina Farage, no espaço cultural no Rio de Janeiro





Uma prática que exige sensibilidade, criatividade e conhecimento técnico para combinar cores, texturas e formas, transformando flores em mensagens visuais. Assim é a Arte Floral, que será tema de dois dias de aulas na Casa de Cultura Gerson Pinheiro, em Ipanema, no Rio de Janeiro.

A professora convidada é a mineira Maria Cristina Farage, que vai ministrar o curso "Arte Floral: Criação de Arranjos Elegantes em Contexto - Um Encontro de Estilo e Memória" nos dias 1º e 3 de outubro, das 14 às 17h, com direito a certificado e coffeebreak, kit individual e material necessário. As vagas são limitadas.

Maria Cristina é artista visual formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora e psicopedadoga Clínica Empresarial, com experiência em Administração, Arte, Moda e Cultura de Moda no eixo Minas-Rio. Ela mantém em Tiradentes a Badalo Studio Galeria (loja home-decor, antiquário e mesa posta), além de um atelier-café em São João Del Rey. A artista participa de exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior, tendo como tema principal a poesia, a natureza e as cidades. 




O curso terá as seguintes abordagens: Floriografia, flores e estações; ⁠Harmonização de paletas e estilos; ⁠Tendências e modelos; ⁠Montagem de arranjos com enfoque nos materiais e conservação, voltados para a tropicalidade dos jardins do Rio de Janeiro e os mercados próximos; Buquês e decoração de mesas.

A Casa de Cultura Gerson Pinheiro é um espaço dedicado ao legado de seu patrono, onde acontecem exposições, lançamentos de livros, saraus e palestras, entre outros eventos. As inscrições para o curso de Arte Floral (e também visitas ao acervo da casa) devem ser feitas exclusivamente via WhatsApp (21 97516-2725). 

Fotos: Divulgação
Maria Cristina Farage é artista visual formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

La Barcarrole preparado para o outono suíço à beira do Lago Léman

  La Barcarrole preparado para o outono suíço à beira do Lago Léman





Com a chegada do outono, o hotel La Barcarrole se transforma em um cenário ainda mais encantador às margens do Lago Léman. A estação traz uma atmosfera acolhedora, marcada pelas folhas em tons de dourado e vermelho que emolduram a paisagem alpina, criando um convite irresistível para momentos de descanso e contemplação.

O La Barcarrole preparou experiências exclusivas para a temporada, unindo a sofisticação suíça ao charme da estação. Os hóspedes poderão desfrutar de caminhadas pelas trilhas próximas ao lago, passeios de bicicleta em meio à natureza outonal e degustações de vinhos típicos da região, que combinam perfeitamente com o clima ameno.

A gastronomia do hotel também ganha destaque no outono, com cardápios especiais elaborados para aquecer os visitantes. Pratos que valorizam ingredientes locais e sazonais, como cogumelos frescos, queijos suíços e carnes selecionadas, prometem experiências gastronômicas inesquecíveis, sempre acompanhadas por uma vista deslumbrante do Léman.

Entre charme, conforto e tradição, o La Barcarrole se afirma como uma escolha perfeita para vivenciar o outono suíço. Um destino que harmoniza luxo e natureza, proporcionando uma estadia memorável à beira de um dos lagos mais icônicos da Europa.

Serviço:
Route de Promenthoux 8 1197 - Prangins, Suíça
reservation@hotel-labarcarolle.ch

Fotos: Divulgação
Atmosfera acolhedora proporciona uma estadia memorável, com belas paisagens e elogiada gastronomia

O desaparecimento da intimidade

                              




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                   O DESAPARECIMENTO DA INTIMIDADE

Quando a gente pensa em um muro de uma casa, metaforicamente nos vem à mente uma proteção, não somente contra males sociais que podem nos assaltar, mas um divisor da intimidade, a expressão de um limite entre o privado e o público.

Obviamente que tal conceito mudou muito com o advento da internet e, principalmente com o boom das redes sociais. O que um dia era intimidade para muitos, hoje tornou-se extimidade.

Algumas pessoas não possuem mais limites no que concerne o desejo intenso por ser visto, com a intenção, óbvia, de ganhar alguns muitos likes.

Para se ter ideia, em 2018, existiam nas redes, mais de 500 mil postagens de after sex, ou seja, fotos de pessoas que compartilhavam com o mundo como estavam após a relação sexual. Este dado parece assustador, mas veja, já tem 7 anos que foi apurado.

Diante do exposto, o que nos parece é que aquele momento íntimo, especial, cheio de regozijo, na era das redes sociais, precisa ser compartilhado para uma multidão, não apenas para aqueles que são íntimos, como parentes e amigos mais chegados. Parece uma corrida que ninguém chega primeiro porque não tem fim, e o pior de tudo, tira da existência o que de mais belo que existe: a liberdade.

Isso acontece porque se você não estiver sempre postando, compartilhando, comentando, likeando, parece que não entendeu a tônica da sociedade atual, portanto, um ser indiferente às demandas sociais, digno de ser criticado e, por alguns até cancelado, por causa da intolerância que encerra este tempo sempre volátil. 

A questão não é postar ou não postar. A questão é saber fazer, estar em sintonia com a modernidade, sem ser escravo dela. É entender que a vontade não precisa ser soberana e, portanto, não precisa legitimar todas as minhas ações, para que assim, eu possa viver tranquilo, seguindo a vida, dentro dos limites que exponho, sem fazer da minha intimidade um mural, tornando-a desaparecida.

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

Existe um investimento melhor que outro?

        Existe um investimento melhor que outro? Segundo Conrado Lima, CIO da Care Multi-Family Office, é preciso buscar orientação especial...