Rádio Metropolitana


segunda-feira, 22 de setembro de 2025

O desaparecimento da intimidade

                              




SAÚDE TOTAL

CONVERSAS PSICANALÍTICAS COM O DR. EDUARDO BAUNILHA


                   O DESAPARECIMENTO DA INTIMIDADE

Quando a gente pensa em um muro de uma casa, metaforicamente nos vem à mente uma proteção, não somente contra males sociais que podem nos assaltar, mas um divisor da intimidade, a expressão de um limite entre o privado e o público.

Obviamente que tal conceito mudou muito com o advento da internet e, principalmente com o boom das redes sociais. O que um dia era intimidade para muitos, hoje tornou-se extimidade.

Algumas pessoas não possuem mais limites no que concerne o desejo intenso por ser visto, com a intenção, óbvia, de ganhar alguns muitos likes.

Para se ter ideia, em 2018, existiam nas redes, mais de 500 mil postagens de after sex, ou seja, fotos de pessoas que compartilhavam com o mundo como estavam após a relação sexual. Este dado parece assustador, mas veja, já tem 7 anos que foi apurado.

Diante do exposto, o que nos parece é que aquele momento íntimo, especial, cheio de regozijo, na era das redes sociais, precisa ser compartilhado para uma multidão, não apenas para aqueles que são íntimos, como parentes e amigos mais chegados. Parece uma corrida que ninguém chega primeiro porque não tem fim, e o pior de tudo, tira da existência o que de mais belo que existe: a liberdade.

Isso acontece porque se você não estiver sempre postando, compartilhando, comentando, likeando, parece que não entendeu a tônica da sociedade atual, portanto, um ser indiferente às demandas sociais, digno de ser criticado e, por alguns até cancelado, por causa da intolerância que encerra este tempo sempre volátil. 

A questão não é postar ou não postar. A questão é saber fazer, estar em sintonia com a modernidade, sem ser escravo dela. É entender que a vontade não precisa ser soberana e, portanto, não precisa legitimar todas as minhas ações, para que assim, eu possa viver tranquilo, seguindo a vida, dentro dos limites que exponho, sem fazer da minha intimidade um mural, tornando-a desaparecida.

Um grande abraço para você!


Instagram: eduardo_baunilha_psicanalista

Youtube: @conversaspsicanalíticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Férias de Verão dos sonhos no Laghetto Lifestyle Collection

        Férias de Verão dos sonhos no Laghetto Lifestyle Collection  Além da excelência no atendimento, hotel na Barra da Tijuca mantém acad...